segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Lenda do Verão de São Martinho

Olá Girlys!!

Hoje falamos do São Martinho, pois hoje, dia 11 de Novembro, assinala se a data deste Santo.

Esta data é lembrada pelas castanhas assadas e a água pé ou jeropiga, o famoso magusto, além disso, o povo fala sempre do Verão de São Martinho, quando nesta altura do ano o sol brilha, mas a verdade é que algumas pessoas não sabem o porquê de se falar no Verão de São Martinho, e hoje, para quem não sabe, vamos contar a breve, mas maravilhosa história do São Martinho. Para os que conhecem, gostam sempre de recordar...

-Algures, durante o ano de 338, num dia de Inverno frio e chuvoso, Martinho e os seus camaradas de armas, aproximam se de Amiens, em França.
Um pobre, quase nu, pede uma esmola a Martinho, mas como não trazia nada para dar, Martinho, com a sua espada, rasga a sua capa vermelha em duas partes, entregando uma das partes ao mendigo.
Segundo a lenda, de imediato o céu abre, a chuva pára e o sol brilha. No dia seguinte conta se, que  Martinho tem uma visão e ouve uma voz que diz : "Sempre que fizeres o bem, ao mais pequeno dos teus irmãos, é a mim que o fazes."

Moral da história :
Vamos dividir o que temos, pois assim, multiplicaremos as alegrias, apenas com um simples gesto!

Em Portugal, São Martinho, é o Santo do Inverno, que assinala o final das culturas e o início da festa do vinho e das castanhas.






E agora falando de castanhas assadas : estão todos preparados para o  magusto?!

Beijinhos
Girly


1 comentário: